Jogos Olímpicos, títulos nacionais e participações em mundiais mostram a evolução do tênis de mesa gaúcho.
Por Leonardo Cantarelli
100% Esporte Marketing Esportivo e Comunicação
2024 foi um ano muito difícil para o Rio Grande do Sul. Ainda no primeiro semestre, o estado foi castigado com uma forte enchente, que fez com que a população vivesse um pesadelo traumático. O tênis de mesa, lógico, foi afetado . Mas apesar disto, houve bons resultados e bons motivos para comemorar. Episódios para falarmos por vários anos e também, prestarmos atenção na evolução da modalidade no estado e, de alguns atletas, em nível nacional e internacional.
Infelizmente, não dá para citar todos os resultados positivos, mas se tu lembrares de algum, fique a vontade para mencionar nos comentários.
Confira os principais momentos de 2024:
- SOGIPA e o recorde de atletas inscritos:
Em outubro de 2024, a SOGIPA recebeu a matrícula de seu 100º aluno. Um recorde na história do lendário clube porto-alegrense. Para comemorar o feito, houve um churrasco de confraternização entre os integrantes.
Em dezembro, a SOGIPA tinha 108 alunos inscritos. Será que teremos outro recorde em 2025?
-Novas cidades sendo sede de uma etapa estadual:
Em 2024, Antônio Prado foi pela primeira vez sede de uma etapa do Campeonato Gaúcho. Isto evidencia a evolução do tênis de mesa no Rio Grande do Sul e mostra que cada vez mais cidades estão propensas a receber uma edição estadual. Além disso, a Serra Gaúcha, mostra que a modalidade não se restringe apenas a Caxias do Sul e Bento Gonçalves, tendo um terceiro integrante.
- Recorde de inscritos em uma etapa estadual:
Além de debutar como sede de uma etapa do Campeonato Gaúcho, Antônio Prado entrou para a história como a competição que mais inscritos teve em todos os tempos: 138 mesatenistas participaram da edição ocorrida em setembro.
O recorde anterior pertencia a Bento Gonçalves , que em 2019, recebeu 134 jogadores.
-Novos clubes se filiaram à FTMRS
Em 2024, novos clubes se integraram a FTMRS, mostrando que o tênis de mesa está cada vez mais se espalhando pelo estado, e cada vez mais, tendo novos praticantes. AABB Canoas, União Corinthians de Santa Cruz do Sul,Club Diamantinos de Pelotas, Litusb de São Borja e Smash Pampa de Bagé (os dois últimos, integrados a Unipampa) foram os novos integrantes.
Alguns já disputam competições estaduais, outros planejam estar em um médio prazo e independente disso, o mais importante é seguirem divulgando o tênis de mesa em suas respectivas regiões.
-São Borja participando do Dia Mundial do Tênis de Mesa
O dia 23/04 é considerado o Dia Mundial do Tênis de Mesa. Visando aumentar a popularidade do esporte, a ITTF Foundation, anualmente, lança um concurso para que pessoas possam promover o tênis de mesa em diversas partes do planeta. Cada ano, há uma ação social que precisa ser realizada juntamente com o tênis de mesa. Em 2024, o tema foi ‘Diversidade e Inclusão’. 35 pessoas ganharam o título de Promotores. Apenas um brasileiro foi eleito: o gaúcho William de Sousa Bernardes, conhecido como, William do Nude. Criador da Litusb (Liga de Tênis de Mesa Unipampa Campus São Borja), ele organizou um torneio em São Borja, com a divulgação da mídia local, e investiu em melhorias de estrutura no CT da Unipampa.
O tênis de mesa gaúcho chamando a atenção da ITTF.
-CBTM ajudando o tênis de mesa gaúcho a se reerguer, após as enchentes:
Em maio de 2024, os gaúchos foram acometidos por uma terrível enchente. O governo estadual classificou o episódio como o pior desastre climático da história do Rio Grande do Sul. Toda a população, em graus diferentes, foi acometida por este pesadelo. Várias pessoas morreram. Muitas perderam suas casas. Escolas, empresas e estabelecimentos comerciais ficaram debaixo d´água.
Inevitavelmente, o tênis de mesa também foi uma vítima. Torneios foram adiados e treinamentos cancelados. Equipes como o Grêmio Náutico Gaúcho, de Porto Alegre, e o Colégio Gustavo Schreiber, de São Leopoldo, tiveram seus materiais de treinamentos danificados e perdidos. Já o atleta Giano Jardim Lopez, da SOGIPA, teve seu domicílio alagado, e por consequência, perdeu sua raquete.
Dada a gravidade da situação, e vendo a necessidade de recuperar o prejuízo de seus filiados, a CBTM, por iniciativa do presidente Alaor Azevedo, tendo como intermediário a FTMRS, doou parte dos objetos perdidos. Isto fez com que os clubes mencionados acima, recebessem novas redes e mesas, enquanto o mesatenista Giano ganhou uma raquete nova, cujo o modelo era o mesmo que ele já vinha usando.
A FTMRS é grata a CBTM, e ao seu mandatário, pela atitude e sensibilidade com o povo gaúcho em um momento tão complicado.
O vídeo sobre este episódio, pode ser visto neste link
-Os campeões estaduais
Após nove torneios, sendo sete estaduais e 2 TMB Challenge Plus, em dezembro foram conhecidos todos os campeões gaúchos de 2024. A FTMRS, novamente, parabeniza todos os vencedores desta temporada. Para saber os ganhadores individuais, clique aqui. Já para ver os campeões em duplas e por equipes, veja neste link.
-O tradicional Encontro de Veteranos em Porto Alegre:
O que seria do TMB de Porto Alegre sem o tradicional Encontro de Veteranos? Organizado pelo ex-presidente da FTMRS, João Irigoyen, às vésperas da competição, há um torneio entre os veteranos, e posteriormente, um jantar de confraternização. Em 2024, claro, este ocorreu. Atletas de várias partes do Brasil, participaram tanto do torneio, quanto do jantar. Alguns, vêm apenas para a confraternização. Nem participam do TMB...
Em 2025, todos estarão na expectativa para a edição na capital gaúcha.
-Participação histórica no Brasileiro de Chapecó/SC
No Campeonato Brasileiro de Chapecó, a competição mais importante da temporada nacional, o Rio Grande do Sul teve participação histórica : foram dois troféus e nove pódios.
Destaque para a equipe feminina, que foi campeã do torneio por seleções estaduais do Absoluto A e do time da SOGIPA, que foi terceira colocada na disputa juvenil. Menção honrosa para Victória Strassburger, que foi vice-campeã do Absoluto A.
Para conferir todos os pódios, clique aqui.
-João Mendes com o honroso quinto lugar no Mundial de Parkinson
Em 2024, ocorreu o IV World Parkinson’s Table Tennis Championship. A competição tem como meta fazer com que pessoas portadoras de Parkinson se sintam incluídas através do tênis de mesa, além de promover palestras com médicos e estudiosos sobre possíveis tratamentos e prevenções em relação a enfermidade.
João Mendes, da Sociedade Ginástica de São Leopoldo, foi o representante brasileiro na edição ocorrida na França e conquistou o honroso quinto lugar na classe 3. Foi a primeira vez que o gaúcho participou deste evento e foi mais um que levou o tênis de mesa gaúcho para o mundo.
O tênis de mesa gaúcho mais uma vez chamando a atenção da ITTF.
-Sofia Kano e suas conquistas nacionais e internacionais
Sofia Kano foi mais uma atleta que foi destaque do tênis de mesa gaúcho na temporada 2024. A atleta da SOGIPA foi campeã sub-21 do TMB Platinum de Uberlândia/MG, do Challenge Plus de Concórdia/SC e do Challenge Plus de Caxias do Sul/RS. Neste último torneio mencionado, houve também o título do Absoluto A. Em dezembro, houve a conquista da medalha de ouro no Campeonato por Seleções Estaduais do Absoluto A em Chapecó/SC.
Em nível internacional, a mesatenista se destacou no WTT Youth Contender da Argentina, onde foi semifinalista na categoria dupla mista e no individual.
Com 18 anos, a mesatenista mostra que ainda tem muito a evoluir e trazer mais conquistas, para si e para o Rio Grande do Sul. Desde já, a FTMRS deseja sorte na nova temporada.
-Vicky Strassburger e seus bons resultados em âmbitos nacional e internacional:
Victória Strassburger segue dando orgulho, e sendo referência, no tênis de mesa gaúcho. Em 2024, a atleta natural de Ivoti, foi vice-campeã brasileira do Absoluto A e campeã por seleções estaduais do Absoluto A.
Já em nível internacional, a jogadora de 19 anos, foi campeã por equipes do pan-americano sub-19, no Peru, campeã de duplas mistas sub-19 do WTT Youth Contender,no Paraguai, além de ter representado a Seleção Brasileira no Mundial Juvenil na Suécia.
Seus bons resultados, fizeram com que ela tivesse partidas transmitidas pelo canal por assinatura, SporTV, fosse destaque no Instagram da ITTF, e já está confirmada como uma das integrantes da Seleção Brasileira no Ciclo Olímpico 2028.
- Jorge Fanck nos Jogos Olímpicos de 2024
O grande acontecimento do tênis de mesa gaúcho, foi ver Jorge Fanck como técnico da Seleção Brasileira feminina nos Jogos Olímpicos de 2024. Nenhum outro atleta/treinador do Rio Grande do Sul chegou em um ponto tão alto do tênis de mesa mundial.
Sua dedicação e seu bom desempenho na Seleção fizeram com que ele fosse confirmado, pela CBTM, como treinador para o Ciclo Olímpico de 2028, não só da equipe principal, mas do time juvenil feminino.
Comments